O Projeto EEFEL é uma organização de natureza não governamental, sem finalidade lucrativa, baseada no desejo de fortalecimento da sociedade civil para a busca de uma sociedade mais justa.
O termo Projeto EEFEL foi adotado a partir da discussão de que o objetivo maior desta entidade é propor e desenvolver Projetos com base nos conteúdos, metodologias e conhecimentos relacionados à EDUCAÇÃO, à EDUCAÇÃO FÍSICA, ao ESPORTE e ao LAZER com o intuito de contribuir para o desenvolvimento e a promoção humana, sob todos os aspectos, em nossa sociedade.
A formação do Projeto EEFEL foi possível graças à reflexão, ao trabalho, e ao apoio de pessoas que compartilham da idéia de que a atuação de uma Organização Não Governamental (ONG) é um importante instrumento de intervenção social.
Atualmente integram esta entidade 36 cidadãos com formação educacional nas mais variadas áreas do conhecimento e de atuação profissional e do mais alto nível ético e de comprometimento social.
Em 2002, a AEEFEL (Associação de Educação, Educação Física, Esporte e Lazer), uma entidade sem finalidade lucrativa, propõe o Projeto EEFEL de Voleibol, visando, dentre seus principais objetivos, à implantação de medidas de saúde preventiva e de práticas educativas alternativas, por meio das atividades físicas, esportivas e recreativas, dirigidas às crianças e adolescentes, os quais são os mais vulneráveis aos problemas e efeitos das mazelas sociais.
Em seu primeiro ano de implantação o Projeto EEFEL de Voleibol atendeu 180 crianças e adolescentes, na faixa etária de 11 a 17 anos. Entre os anos de 2003 e 2004 este número chegou a 562 atendimentos permanentes realizados demonstrando a necessidade e o potencial de atuação do Projeto EEFEL. Durante este período a AEEFEL (Associação de Educação, Educação Física, Esporte e Lazer), em parceria com a SMECT (Secretaria Municipal de Esportes Cultura e Turismo), possibilitou aos participantes a representação da cidade de Jales nos Jogos Regionais realizados em Birigui e em Santa Fé do Sul, respectivamente, nos anos de 2003 e 2004.
No ano de 2005 a AEEFEL (Associação de Educação, Educação Física, Esporte e Lazer) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação atendeu, através do Projeto EEFEL Escolas Municipais, mais 245 crianças na faixa etária de 09 e 11 anos de idade, através da prática de atividades físicas, pré-desportivas e recreativas associada à prevenção do uso de drogas, a adoção de hábitos saudáveis de vida e a melhoria do desempenho escolar.
Atualmente o Projeto EEFEL de Voleibol é desenvolvido no Ginásio Municipal de Esportes "Waldemar Lopes Ferraz" na cidade de Jales, interior do Estado de São Paulo, em parceria com a SMECT (Secretaria Municipal de Esportes Cultura e Turismo). Somente entre o período de março a dezembro de 2010 foram atendidos aproximadamente 231 crianças e adolescentes.